KartSabesp

CKS

Regulamento 2019


Artigo 1º - INSCRIÇÃO

1.1 - Só será permitida a inscrição de pilotos que não tenham pendência financeira relativa à campeonatos anteriores.

1.2 - A quantidade de pilotos no campeonato, etapas e baterias terão as vagas distribuídas conforme a capacidade dos kartódromos.

1.3 - Os pilotos que participaram do campeonato do ano anterior, classificados até o 15o lugar, têm sua vaga garantida até o fechamento das inscrições.

1.4 - Consideram-se inscritos os pilotos que realizarem sua inscrição via site até 15/02/2019.


Artigo 2º - CAMPEONATO

2.1 - O campeonato será composto onze etapas com duas fases distribuídas durante a temporada. As baterias com os pilotos será informada no site oficial com uma semana de antecedência da prova.

2.2 - Em todas as etapas será realizada a tomada de tempo com formação de grid e largada em movimento.

2.3 - A primeira fase será realizada da primeira até a sétima etapa.

2.4 - A segunda fase será realizada a partir da oitava etapa.

2.5 - Na primeira etapa, os pilotos serão sorteados e divididos em baterias aleatoriamente.

2.6 - A classificação geral por pontos, conforme descrito no item 8 deste regulamento, será utilizada para formação das baterias das etapas sequentes (segunda à sétima etapa).

2.7 - A classificação geral da primeira fase define a categoria que o piloto participará na segunda fase.

2.8 - Os pontos obtidos na primeira fase serão mantidos na segunda fase.

2.9 - Pilotos com três faltas não justificadas na primeira fase perdem o direito de passar para a segunda fase, sendo desclassificado do campeonato em curso.

2.10 - A partir da oitava etapa, o campeonato será dividido por categorias e não se admite novos pilotos no campeonato.

2.11 - Pilotos com duas faltas não justificadas na segunda fase serão desclassificado do campeonato em curso.


Artigo 3º - INDUMENTÁRIA OBRIGATÓRIA

3.1 - Macacão de qualquer tipo, com os logotipos de entidades que venham a patrocinar o campeonato, conforme determinação da organização do campeonato.

3.2 - Capacete próprio ou fornecido pelo kartódromo.


Artigo 4º - LOCAL E PERÍODO DAS PROVAS

4.1 - As provas serão realizadas conforme cronograma estipulado no início da temporada, em kartódromos e horários estabelecidos pela comissão organizadora e divulgados através do site kartsabesp.com.br e por e-mail.

4.2 - Os pilotos inscritos devem se apresentar junto à equipe organizadora com no mínimo de trinta minutos de antecedência.

4.3 - O custo por prova será de R$ 155,00 via boleto bancário. O kartódromo não receberá mais pagamentos fracionados para os campeonatos organizados.


Artigo 5º - PROVAS

5.1 - Os karts serão de no mínimo nove HP.

5.2 - Nos kartódromos em que é possível realizar lastrear o kart, fica estabelecido como peso mínimo de 90kg para os homens e 80kg para as mulheres. O limite máximo de lastro por kart será definido pelo kartódromo. Caso não seja possível atingir o limite mínimo estabelecido pelo campeonato, o piloto deve providenciar a diferença junto ao corpo.

5.3 - A pesagem poderá ser conferida antes e depois de uma corrida, por solicitação da organização ou de qualquer piloto da bateria.

5.4 - Não são permitidas trocas de pilotos entre as baterias.

5.5 - Nas provas, os karts só podem ser conduzidos pelos pilotos devidamente inscritos. O desrespeito acarreta a desclassificação do piloto na etapa.

5.6 - O piloto deve se apresentar no briefing do kartódromo com até trinta minutos de antecedência ao início do briefing.

5.7 - No briefing, o diretor de prova deve:

5.7.1 - Apresentar todas as regras do kartódromo

5.7.2 - Não autorizar a participação do piloto que não se encontre em condições para pilotagem, Caso necessário, poderá ser realizado teste alcoólico.

5.7.3 - Sortear os karts, sempre com a supervisão dos pilotos e do fiscal da organização. Eventuais exclusões de karts devem ser pré-identificadas pelo grupo da bateria, sendo passível de desclassificação na prova o piloto que utilizar um kart excluído.

5.8 - A equipe de organizadores do KartSabesp fica dispensada da presença em briefing, sendo seu kart sorteado pelo fiscal da organização.

5.9 - Não serão acolhidas quaisquer reclamações contra as decisões dos diretores de prova dos kartódromos no exercício de suas funções. O resultado da folha de classificação será utilizado como documento oficial para a apuração de pontos do campeonato e respectivas penalizações.

5.10 - Quaisquer questionamentos devem ser realizados imediatamente à direção de prova e organização do campeonato, que esclarecerá e ratificará ou retificará o resultado com a emissão de uma nova folha de resultados ou correção na própria folha de resultados com visto do diretor de prova.

5.11 - Não é responsabilidade da organização do campeonato o estado de conservação dos karts, bem como avarias ocorridas durante a prova. Qualquer problema com os equipamentos locados devem ser comunicados na recepção do kartódromo, o registro da situação deve ser enviado à organização do KartSabesp.

5.12 - Substituição de kart:

5.12.1 - A troca deve obedecer a sequência do sorteio previamente realizado. O sorteio dos karts reservas será realizado após o briefing pela organização e o diretor de prova. A sequência sorteada não deve ser de conhecimento dos pilotos da bateria.

5.12.2 - Caso o piloto identifique um problema no kart, deverá solicitar a presença do mecânico que avaliará a necessidade de troca.

5.12.3 - A troca será realizada somente antes da saída do box e atestada necessidade de troca pelo mecânico ou diretor de prova.

5.12.4 - Durante a tomada de tempo, seja opção do piloto, quebra do kart ou qualquer outro motivo, deverá largar alinhado na última posição do grid, inclusive atrás de pilotos que chegaram atrasados.

5.12.5 - Poderá ser trocado durante a prova a qualquer momento.


Artigo 6º - PENALIZAÇÕES

6.1 - A organização do campeonato é responsável por julgar, avaliar e aplicar medidas punitivas sobre situações não previstas neste regulamento.

6.2 - Responsabilidades do piloto:

6.2.1 - Pagamento das corridas. Piloto com pendência financeira não pode participar da etapa.

6.2.2 - Lastrear seu kart. O desrespeito acarreta em sua desclassificação da etapa.

6.2.3 - Sua correta posição no grid. Caso desrespeite sua posição e constatado pela organização, será desclassificado da etapa.

6.3 - Outras penalidades:

Descrição Penalização (pontos)
Advertência -6
Stop and Go -8
Falta -2
Atraso no Briefing -1
Desclassificação -10
Falta de Indumentária -4

6.4 - As penalidades são acumulativas por ocorrência.

6.5 - Faltas tem o custo de R$ 45,00 incluídos no boleto seguinte.

6.6 - Agressões verbais e/ou físicas resultantes de disputas entre pilotos e/ou terceiros durante os eventos do KartSabesp ou nas dependências do kartódromo, serão julgadas, avaliadas e aplicadas às medidas punitivas conforme avaliação da comissão organizadora que definirá a intensidade da agressão praticada, nas seguintes bases e consequentemente punições:

6.6.1 - Leve = Advertência.

6.6.2 - Média = Desclassificação.

6.6.3 - Grave = Desclassificação da etapa corrente e suspensão em etapas a serem deliberadas com perda de pontos de desclassificação por etapa.

6.6.4 - Gravíssima = Exclusão do campeonato.


Artigo 7º - PRÊMIOS

7.1 - Nas etapas em que houver a tomada de tempo, será concedido um ponto ao piloto que obter o melhor tempo de classificação (pole position) em cada corrida e o ponto será validado mesmo que o piloto seja desclassificado ou abandone a corrida.

7.2 - Em cada corrida será concedido um ponto ao piloto que obter a melhor volta. Caso ocorra a desclassificação do piloto, o ponto deve ser concedido ao piloto sequente.

7.3 - Em todas as etapas os três pilotos melhor classificados de cada categoria serão premiados com medalhas ou troféus.

7.4 - Ao final do campeonato, os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.


Artigo 8º - CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO

8.1 - O título de campeão será atribuído ao piloto que totalizar maior número de pontos por categoria.

8.2 - Em caso de empates na classificação, o desempate se dá pelos seguintes critérios:

8.2.1 - Menor quantidade de penalidades;

8.2.2 - Número de primeiros lugares, segundos lugares e assim sucessivamente até o desempate.

8.3 - A classificação do piloto em cada prova determina o número de pontos a ser acrescentado em sua classificação geral, conforme tabela de pontos:

Posição Pontos
1 40
2 37
3 34
4 31
5 28
6 25
7 22
8 19
9 16
10 13
11 10
12 9
13 8
14 7
15 6
16 5
17 4
18 3
19 2
20 1
≥ 21 0

Artigo 9º - DIVULGAÇÃO

Toda comunicação referente ao campeonato será realizada através do site kartsabesp.com.br.